.UM BLOG SOBRE SONETO CLÁSSICO

Da autoria de Maria João Brito de Sousa, sócia nº 88 da Associação Portuguesa de Poetas, Membro Efectivo da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores - AVSPE -, Membro da Academia Virtual de Letras (AVL) e autora no Portal CEN, escrito num portátil gentilmente oferecido pelos seus leitores. ...porque os poemas nascem, alimentam-se, crescem, reproduzem-se e (por vezes...) não morrem.
Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009

O AMOR FILOSOFADO...

Ó louco, absurdo, obsceno, insano amor

Que nem sequer amor chegou a ser,

Mas que se fez cumprir no renascer

Dum tão precocemente imenso ardor.

 

Ah! Quantas ilusões e quanta cor,

E quanto acreditar, quanto não ver

Que já está condenado, irá morrer

Nos últimos alvores da nossa dor.

 

[Schopenauer escreveu – e muito bem –

Sobre este estranho amor inevitável

Tão típico de nós e tão comum

 

Que ao condenar-nos tanto nos convém.

Paradoxos da vida! … O improvável

É passar pela vida sem nenhum…]

 

 

Imagem retirada da internet

 

 

COMETAS

 

"Quando os aerólitos formam um grupo, vivendo em sociedade, constituem a parte principal de um cometa. O núcleo, ou seja, a parte central mais brilhante da cabeça do astro, é formado por milhões de aerólitos viajando agrupados."

 

In "Viagens Maravilhosas às Terras do Céu" de César dos Santos.

 

Lisboa, 1950

sinto-me :
publicado por poetaporkedeusker às 12:25
link do post | "poete" também! | favorito
|
25 comentários:
De estrelaquebrilha a 21 de Agosto de 2009 às 13:48
O amor tem coisas que a razão desconhece.
bj e bom fds
De poetaporkedeusker a 21 de Agosto de 2009 às 13:56
Ah! Pois tem, Estrelinha! Mas, acredites ou não, Schopenauer é um dos meus filósofos favoritos. Agora falta-me fundir este pragmatismo todo com o meu outro lado, o lado místico. Ando a trabalhar nisso há uns quarenta aninhos... :))
Bjito!
De carla romão a 21 de Agosto de 2009 às 15:46
Eu Amo-te!
Beijões linda!
De poetaporkedeusker a 21 de Agosto de 2009 às 15:59
Também te amo, Carlita! Penso que os amigos também podem e devem dizer isso! :)
De carla romão a 22 de Agosto de 2009 às 12:58
Claro que sim. Parece que a palavra Amor é tabu. A amizade também é Amor. Como deveria ser belo dizer Bom Dia e tenha um Dia cheio de AMOR a todos que passassem por nós... na rua, no trabalho, na família e é claro nos amigos sem excepções.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Claro que sim. Parece que a palavra Amor é tabu. A amizade também é Amor. Como deveria ser belo dizer Bom Dia e tenha um Dia cheio de AMOR a todos que passassem por nós... na rua, no trabalho, na família e é claro nos amigos sem excepções. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>All</A> we need is LOVE ! <BR>Beijões Linda
De poetaporkedeusker a 24 de Agosto de 2009 às 13:32
Sabes, eu também tenho tido essa experiência ao longo da vida... não com o meu avô, a minha avó Alice e o meu pai, mas com outros, sim. As pessoas parecem reagir pessimamente a este termo, como se fosse obsceno... vá lá entendê-las! :)
Mas é muito frequente eu entrar em casa e chamar pelos meus amores... e eles vêm a correr! O Kico, o Sigmund, o Garfield, o Beethoven e o Spirit não têm quaisquer preconceitos com a palavra e entendem-na exactamente como ela deveria ser entendida por toda a gente. "Amor", para eles, faz logo nascer "sorrisos", marradinhas e ron-rons.
Abraço grande, grande!
De Fisga a 22 de Agosto de 2009 às 10:33
Olá amiga João. Parabéns. Estás a cumprir a tua obrigação, que é também a minha e a de qualquer mortal. Ir lembrando os que já foram, grandes senhores neste mundo do intelecto. para que se dê cumprimento ao lema: Hoje, nós por vós. Amanhã, eles por nós. Um grande abraço. Eduardo.
De poetaporkedeusker a 24 de Agosto de 2009 às 13:38
Eu sempre gostei muito de Schopenhauer, amigo e agora estou a descobrir este escritor que, segundo parece, foi amigo do meu avô. Não tenho memória dele enquanto pessoa, mas estou a redescobri-lo enquanto escritor.
Tiveste umas boas férias? Eu fartei-me de produzir sonetos durante o fim-de-semana! Enchi ficheiros e ficheiros, parecia que estava com um daqueles "ataques de sonetite" que tenho de vez em quando :)
Um grande abraço! É bom ver-te de volta!
De Fisga a 24 de Agosto de 2009 às 17:30
Olá amiga João. Vi que estás a redescobrir, esse tal de champinhon, eu gosto muito com um bifinho e um ovo acavalo. Será agora que te vais dedicar à pesca, para ver se eles foram amigos ou não? É que enquanto pescas não publicas. Olha que eu estou só a brincar, não te zangues, que se te zangas tens que te por bem e é uma trabalhera. Um abraço. Eduardo.
De poetaporkedeusker a 24 de Agosto de 2009 às 17:41
Chegaste atrasado com o pedido, amigo :)) eu já tinha publicado "A zangadinha" quando tu me pediste isso... mas olha que foi só a brincar. Não estava mesmo nada zangada... apeteceu-me fazer uma "fitinha"... :))))
Abraço grande!
De Fisga a 24 de Agosto de 2009 às 18:13
Volta que estás perdoada. mas depois diz-me a que conclusão chegaste. Abraço. Eduardo.
De poetaporkedeusker a 26 de Agosto de 2009 às 15:15
:) Vês? Eu sabia que tu me perdoavas a brincadeirinha...
Hoje é que já não vai dar para brincar muito, mas isto melhora, está descansado!
Abraço grande!
De Fisga a 26 de Agosto de 2009 às 20:30
Eu ainda me apeteceu zangar-me contigo, e se eu o tivesse feito? Agora lá estava eu cheio de remorsos, a pensar que tu estás mal por eu não te perdoar. mas eu já sei muto Já cá ando há muito tempo, daí por tudo para trás das costas e perdoei-te. Olha vê lá deixa o computador por um tempo e descansa, que tu precisas. eu já te avisei. se tu teimas eu vou deixar de te comentar e de responder aos teus comentários. falo-te só pelo telefone. Pensa bem o que tu queres. Abraço e melhoras. Eduardo
De poetaporkedeusker a 27 de Agosto de 2009 às 12:42
Pronto! Mas sabes, acho que se fico em casa com aquela bicharada toda, acabo por fazer muito mais trabalho físico e não me aguento. Foram os trabalhos físicos que me foram proíbidos, não o trabalho intelectual. Eu sei que me custa vir a pé até cá, mas venho muito, muito devagarinho e acabo por não me sentir tão inútil. Amanhã é que me vai custar ir ao hospital, mas tem de ser.
Sabes, o que vale é que esta Hepatite não é contagiosa porque parece que já cá está há muito tempo. Os médicos é que nunca me tinham pedido as transaminases, mas parece que já a tinha em Abril, quando fui parar ao hospital com aquelas cólicas.
Caramba! fIQUEI CANSADA SÓ DE DAR MEIA DÚZIA DE RESPOSTAS... upa! Estás a ver as partidas que o cansaço prega a uma pobre poeta? Carreguei no caps lock sem dar por isso...
Um abraço grande!
De Fisga a 28 de Agosto de 2009 às 15:55
Olá amiga João. Já sei que foste ao médico. foi a tua acção do dia, em prol da humanidade. como já não tenho possibilidade de saber nada de ti, Amanhã ou depois vou telefonar-te para saber o que trazes de novo do médico. Abraço. Eduardo.
De poetaporkedeusker a 31 de Agosto de 2009 às 17:32
Olha, as transaminases baixaram, mas a verdade é que eu estou num estado deplorável. Não tenho força mesmo nenhuma e tenho de voltar lá depois de amanhã. Por onde andas tu? Desculpa, não consegui visitar o teu blog...
Abraço grande!
De Fisga a 24 de Agosto de 2009 às 19:14
Volta que estás perdoada. Um Abraço. Eduardo.
De poetaporkedeusker a 27 de Agosto de 2009 às 12:44
Já voltei, já voltei! Ó pra mim aqui, toda "adoecidinha"!
De Fisga a 28 de Agosto de 2009 às 16:12
Olá sapinha. estás muito risonha. é por estares adoecida? mas isso é bom? Eu preferia-te saudável, em vez de adoecida. Abraço. Eduardo.
De poetaporkedeusker a 31 de Agosto de 2009 às 17:30
Olá amigo Eduardo! Desculpa... só agora dei pelo teu comment. O sapito está com um correio esquisitíssimo hoje! Parece uma coisa do milénio passado... aparece num formato que nem dá para fazer nada de jeito. O que é feito de ti? Hoje só tive tempo para visitar a Maria Luísa que está com um enorme problema de uns cãezinhos que foram abandonados na Serra da Arrábida. Será que poderias fazer um post sobre isso no Planeta-Sol? Eu penso que quanto mais divulgada for a situação, mais possibilidades haverá de alguém acudir aos pobres animais.
Abraço grande!
De linhaseletras a 22 de Agosto de 2009 às 15:50
Boa tarde , a minha amiga anda muito filosofa e muito enigmática mas tudo isso tem um final muito proveitoso com uns sonetos belíssimos
A Maria João devia estar aqui comigo neste Paraíso aqui é que iam nascer belos poemas , eu estou muito fraca de inspiração, e o calor é muito, hoje estão quase quarenta graus, e isso não me ajuda nada a pensar.
Um abraço
De poetaporkedeusker a 24 de Agosto de 2009 às 13:40
Minha querida amiga, parece que eu ando inspirada por nós duas! Nem queira saber a quantidade de sonetos que fiz nestes dois dias! Quase daria para um livro... e são realmente muito filosóficos, tem razão.
Abraço grande a toda a família.
De ligeirinha a 22 de Agosto de 2009 às 23:28
Oh musa! Minha amiga musa!
Onde andas? No meio dos cometas? Esses são mesmo só teus, porque tu foste a primeira a quere-los!
A vida deu-me alguns....paradoxalmente !
beijinhos
De poetaporkedeusker a 24 de Agosto de 2009 às 13:42
Minha Ligeirinha! Já estava preocupada! Esperemos que estejas boa de todo :)
Eu passo já pelo Ligeirinha.
Abraço grande!
De Peter a 26 de Agosto de 2009 às 14:12
será que tal acontece ???? Bacio...

Poete também!

.Transparências de...

.pesquisar

 

.Em livro

   O lucro desta edição reverte
   totalmente a favor da Autora

.posts recentes

. CONVERSANDO COM JOSÉ SARA...

. A ARCA DE FERRO

. PORQUE O CÉU NÃO TEM LIMI...

. NEM VIVA, NEM MORTA...

. "UPSIDE DOWN"

. SONETO BÁRBARO

. MEMÓRIAS DE INFÂNCIA

.arquivos

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.tags

. todas as tags

.favorito

. CONVERSANDO COM MARIA DA ...

. É a arte, solidão?

. SO(LAS)

. “A Linha de Cascais Está ...

. CANTIGA PARA QUEM SONHA -...

. Our story in 2 minutes

. «A TAUROMAQUIA É A ÚNICA ...

. Novidades a 13 de Dezembr...

. LIMPAR PORTUGAL

. Ler dos outros... (cróni...

.ARCA DE NOÉ

A Arca de Noé Vivapets distinguiu como Animal da Semana

.HORIZONTES DA POESIA


Visit HORIZONTES DA POESIA

.Autores Editora

.A AUTORA DESTE BLOG NÃO ACEITA, NEM ACEITARÁ NUNCA, O AO90

AO 90? Não, nem obrigada!

.subscrever feeds